O Perfil do Profissional de Finanças

9 de agosto de 2021

O profissional da área Financeira sempre foi conhecido pela sua forte especialização técnica, atenção a detalhes e perfil altamente analítico.

 

Nos últimos anos um novo componente passa a ser cada vez mais presente nas demandas das organizações: o envolvimento com o negócio, além do domínio de determinadas soft-skills.

 

O equilíbrio entre todas essas características e o domínio técnico de determinados subsistemas da área Financeira (que continuam sendo necessários) vai variar de acordo com o perfil e os objetivos de cada organização, mas uma mudança drástica que percebemos nesses últimos anos é a valorização de um perfil generalista, que atue como um real parceiro de negócios.

 

Entretanto, existe um grande desafio atualmente nessa área.

 

Enquanto esse profissional está em sua curva de aprendizado, ele(a) acaba sendo valorizado(a) justamente por esse domínio técnico, porém essa capacitação se torna menos relevante a partir de um determinado nível de maturidade profissional – em que entram em cena as necessidades de habilidades comportamentais, como relacionamento pessoal, influência, comunicação, negociação, inteligência emocional, resiliência e, principalmente, liderança.

 

Os profissionais mais diferenciados são aqueles que conseguem entender o momento de se desvincular do perfil técnico – que foi tão importante para alavancarem suas carreiras – e começar a dar mais foco a essas outras habilidades, para poderem atuar como um real Business Partner, um braço direito do CEO, que vai apoiar nas principais decisões, além de avaliar o impacto financeiro de cada ação feita pelos outros departamentos.

 

Fernando Paiva – Headhunter