Carreira – As pessoas precisam prestar atenção em você

11 de agosto de 2021

Hoje vivemos em uma era em que existe uma grande escassez de uma Commodity importante: a atenção.

 

Somos bombardeados constantemente por informações: e-mail novo que chega, notificações nas redes sociais, mensagens de WhatsApp, ligações e interrupções constantes. Diferentes estudos ainda estimam que consultamos nosso celular uma média de mais de 100 vezes ao dia!

 

Uma pesquisa realizada pela Microsoft aponta que o tempo de atenção das pessoas vem se reduzindo nos últimos anos, e atualmente esse tempo é de 8 segundos inferior ao tempo de atenção de um peixinho dourado.

 

O que fazer, então, para despertar e prender a atenção de alguém nesse mundo atual? A resposta é uma técnica usada há milhares de anos: o Storytelling, a habilidade de contar histórias.

 

As pessoas adoram ouvir histórias. Seja conversando, em uma roda de amigos ou sentados ao redor da fogueira, como nossos ancestrais, ou nos tantos formatos disponíveis atualmente: através de filmes, livros e seriados.

 

Entre tantas características, uma boa história tem o poder de gerar conexão e inspirar ação, então imagina o quanto essa ferramenta pode ser poderosa para alavancar sua carreira.

 

A habilidade de contar histórias não é uma ciência exata, portanto não existem regras rígidas, ou receitas prontas, mas sim princípios que podem ser seguidos.

Compartilharei aqui alguns desses princípios para ajudar você a estruturar uma boa história e colher resultados imediatamente em sua carreira.

 

Antes de mais nada, assista esse vídeo de 3 minutos que eu gravei para você se inspirar a começar a contar histórias.

 

 

Em sua próxima entrevista de emprego, atenção:

 

1) Tenha um Tema Central

Ok, você vai falar sobre sua carreira, mas qual o seu nível de dominância sobre esse assunto? A preparação é fundamental: faça um esboço de sua carreira.

 

Parece simples, afinal você viveu tudo isso que está em seu CV, mas quanto você se preparou com dados, fatos, exemplos e cases para ilustrar cada ponto que você está planejando compartilhar?

 

2) Entenda sua Audiência

Para quem você vai falar? Quais as características dessa ou dessas pessoas? De que maneira você vai ajustar sua forma de apresentação, incluindo sua linguagem, termos específicos, para que sua audiência tenha o maior nível de compreensão possível?

 

Por exemplo, se você é um profissional de finanças, sua entrevista com a área de Recursos Humanos será totalmente diferente da sua entrevista com o Diretor Financeiro, certo? Afinal, não será nada produtivo falar termos técnicos, ou ainda detalhar a estruturação de uma operação financeira para um alguém que não está familiarizado com a área.

 

3) Crie Conexão

De que forma esse tema que você escolheu se conecta com sua audiência? Ele é relevante? Você tem clareza sobre os desafios daquela posição? Dessa forma você consegue resolver os problemas da empresa com quem você está conversando?

 

Dica importante: caso essa conexão não seja feita de uma forma forte o suficiente, existe uma grande chance dessa sua apresentação não ter o resultado que você espera.

 

4) Tenha uma Linha Mestra

Aqui é onde entram os elementos fundamentais de uma boa história. A linha mestra é a maneira que você vai unir todas as informações que você vai passar, em forma de uma mensagem.

 

Imagine uma linha condutora que liga todos os pontos fundamentais que você já listou, com leveza e fluidez, criando uma verdadeira conexão com seu(s) interlocutor(es) e facilitando a compreensão daquilo que deseja passar.

 

Nesse famoso TED Talk, Simon Sinek explica quais elementos usar para criar uma conexão e mostra também como outras não são efetivas.

 

Como muito bem explicado por Sinek, transmitir suas informações de maneira solta, desestruturada, ou ainda como se fosse uma lista de atributos, características ou benefícios, definitivamente não é uma boa ideia!

 

Quais são elementos que fazem parte de uma boa história: ter um começo, um meio e um fim, um personagem principal, um problema ou desafio, um mentor, um plano, descobertas, reviravoltas, superação, um resultado e as mensagens centrais.

 

 

5) Conclusão

Ao final de sua apresentação, seu objetivo foi cumprido? Ou seja, você teve sucesso em apresentar o seu tema central de forma clara?

 

Conseguiu criar uma boa conexão com sua audiência, garantindo que ela tivesse plena compreensão do que você falou?

 

Em uma entrevista, mais importante do que ter como meta ser contratado é fundamental ser compreendido.

Conheço várias situações em que durante a entrevista foi concluído que o candidato não tinha nada a ver com aquela posição inicial, mas em um segundo momento foi apresentada uma nova posição, muito mais alinhada com suas características e objetivos.

 

Entretanto, não se limite a contar histórias somente quando estiver em uma sala de entrevista. As técnicas de Storytelling podem ser usadas em situações diversas, como para fazer Networking, por exemplo.

Afinal, fazer Networking nada mais é do que conectar-se com pessoas e o Storytelling pode te ajudar a gerar conexões efetivas

 

Networking

Você nem sempre terá tempo e oportunidade de contar uma história

A estrutura da apresentação pessoal que você vai utilizar para suas entrevistas também pode ser utilizada em suas estratégias de Networking. Entretanto, esteja atento para construir uma versão ainda mais curta e direta, afinal você nem sempre terá tempo suficiente para contar toda sua história.

 

Para isso, reforço a importância de uma boa preparação para melhores resultados. Identifique os pontos fundamentais de sua apresentação e seja criativo.

Fale aquilo que pode ter mais conexão com a pessoa que você busca fazer contato: use palavras-chave, acerte na linguagem, adaptação à sua audiência, e evite termos clichês, eles são facilmente identificados e frequentemente acabam com a atenção que estava sendo dedicada a você.

 

Provavelmente você já tenha ouvido falar do Elevator Pitch, uma técnica de estruturar a apresentação de uma forma bem atrativa, porém em um tempo muito curto, com o objetivo de prender a atenção do interlocutor para gerar uma oportunidade seguinte, em que haverá uma janela de tempo maior para detalhar outros pontos importantes.

 

Clique aqui para acessar uma Playlist em que selecionei os melhores vídeos sobre esse tema, para ajudar você a criar o seu Pitch.

 

Espero que esse artigo tenha sido útil para você!

 

Fernando Paiva – Headhunter
Publicado em 31 de julho de 2018